Hiago
Bezerra
Hiago Bezerra (1992) é artista visual, paisagista e ator. Vive e trabalha na Cidade Tiradentes em São Paulo. Em 2013 começou a se interessar por encadernação manual, combinado à pintura, e nos anos seguintes se dedicou a encomendas personalizadas e a área de restauro de livros.
Entre 2018 e 2019 participou de exposições como “Eu tenho uma história” e “Somos Cidade Tiradentes” no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - SP, “Aparecida” e “Mulheres foda” na Casa de Cultura Cultural de Hip Hop Leste, também participou de edições da FICT, a feira literária da cidade. Ilustrou a capa do livro "Saudações Africanista" do poeta Wesley Moraes. No final do ano de 2021 foi convidado pela artista Lucia Koch para fazer parte da Regressão no MAC. Em 2022 fez parte da feira de arte ArtSampa, e participou da exposição coletiva no MIS "Arte é Bom" no MIS - Museu da Imagem e do Som.
Olhando para a realidade de grupos sociais que estão à margem da sociedade, Hiago Bezerra se debruça através da pintura e do desenho no cotidiano de pessoas de seu convívio no local onde cresceu. A Cidade Tiradentes, localizada na zona leste de São Paulo, é palco das inúmeras figuras que o artista representa e homenageia em seu trabalho.
Hiago ilustra desde o lazer até o trabalho dessas pessoas, explorando elementos e situações cotidianas da cultura periférica como o transporte, a religião e o consumo, acessando a memória e buscando mostrar o lado não marginalizado da periferia. O que acontece quando a mídia não está olhando?!
Se apropriando do “Caligrapicho”, usa o picho para escrever símbolos sem significado, apenas usando os movimentos da escrita para expressar uma ideia.
Apesar da predominância pela pintura e desenho, Hiago não se limita, e também trabalha com aquarela e fotografia.