9 16 fernanda preto.jpg

REFLEXÕES E
PROCESSOS 5

LEITURA DE PORTFÓLIO | TEXTOS E DISCUSSÕES ACERCA DAS PRÁTICAS ESTÉTICAS

ministrados pelos curadores Márcio Harum e Nancy Betts.

12 encontros >>> 3 meses de duração >>> 

EM BREVE NOVA TURMA    __________    ZOOM

  • Critica da arte hoje

  • Apresentação de curadores e artistas

  • Incitar a percepção e crítica

  • Buscar paralelos entre a produção reflexiva e artística

  • Construir um campo de diálogo a respeito dos trabalhos desenvolvidos pelo artista

Idealizado por Tato DiLascio - orientado por Márcio Harum e Nancy Betts + 4 profissionais do sistema da arte

Os ciclos de Reflexões e Processos abrem diálogos a partir da leitura de portfólios de artistas participantes ao buscar paralelos e aproximações possíveis entre sua produção artística e os conceitos contemporâneos.

Com a presença de curadorxs e artistas educadorxs convidadxs, textos e discussões

são a chave orientadora dos encontros acerca das práticas estéticas, a autocrítica e a recepção institucional dos modos de apresentação de trabalhos de arte.

A análise das relações entre tais agentes e situações formam o ponto de convergência central do conteúdo programático.

PARA QUEM

Aberto para artistas de todo o mundo que falem a língua portuguesa.

O grupo será composto por artistas visuais, selecionados através de análise de portfólio.

PROPOSTA

Com orientação de Márcio Harum e Nancy Betts e participação de 4 convidadxs: o curso propõe a interação e o diálogo entre artistas (seus trabalhos), e os profissionais, através de referências, trajetórias, textos e discussões acerca das práticas estéticas, a autocrítica e a recepção institucional dos modos de apresentação de trabalhos de arte.

DURAÇÃO

Os encontros serão realizados via Zoom, todas as quintas feiras, das 17 às 19h.

Previsão de início: 07/04/2022

Término: 30/06/2022

Duração de 3 meses

12 encontros, totalizando 24 horas de atividades.

DINÂMICA

12 encontros via plataforma Zoom (período de 3 meses).
6 encontros conduzidos por convidadxs + 6 encontros conduzidos pelos orientadores Márcio Harum e Nancy Betts, com propostas de exercícios, leitura de portfólios, textos e atividades dialógicas.

PROGRAMAÇÃO

CICLO 1 - Nancy Betts - Márcio Harum + Curador/a convidado/a

● Apresentação de curadores e artistas.

● Incitar a percepção e crítica através de conversas e discussões.

● Buscar paralelos entre a produção reflexiva e artística, desmitificando sensos comuns à prática da crítica de arte hoje.

CICLO 2 - Nancy Betts - Márcio Harum + Curador/a convidado/a

● Leitura de portfólio dos artistas

● Proposta de atividade

● Construir um campo de diálogo a respeito dos trabalhos

desenvolvidos pelo artista

CICLO 3 - Nancy Betts - Márcio Harum + Curadores/as convidados/as

● Leitura de portfólio dos artistas

● Proposta de atividade

Para mais informações e valores baixe o programa completo:

curadores%20tato%202_edited.jpg

Marcio Harum coordenou o Programa CCBB – Arte e Educação em São Paulo de 2018 a 2020. Foi curador de artes visuais do Centro Cultural São Paulo de 2012 a 2016. Realizou a 2a Bienal do Barro em Caruaru (PE) em 2019. Apresentou a exposição coletiva Via Aérea no Sesc Belenzinho em 2018, SAMICO BETWEEN WORLDS [Rumorcalendars of War in Times of Peace], no Dream Box em Nova York em 2017, Transmigração de Arnaldo Dias Baptista na Caixa Cultural em São Paulo e A Cidade, as Ruínas e Depois na Torre Malakoff/Funarte em Recife em 2016, mais as individuais Bambaísmo de Daniel Barclay na Sala Miró Quesada, em Lima, e Estados Ordinários da Consciência de Michel Zózimo no Santander Cultural de Porto Alegre em 2015. Integrou o departamento de programas públicos da dOCUMENTA (13), em Kassel, 2012. Tem participado de comissões julgadoras dos mais destacados editais de artes visuais do país. Vive em São Paulo.

Nancy Betts é graduada e licenciada em Educação Artística (1992 – FAAP) e Mestre em Comunicação e Semiótica (2002 – PUC/SP). Professora de História da Arte e Semiótica nos cursos de: Artes Visuais, Design e na Pós-Graduação lato sensu, na FAAP. Integrou até 2009 o corpo docente dos cursos de Pós-graduação lato sensu de Audiovisual e Design Gráfico, do SENAC/SP, nas disciplinas de Semiótica da imagem e do som e Comunicação, Linguagem e Sentido respectivamente. Em 2005 é professora convidada da UNICHAPECÓ-SC no curso de Pós-graduação lato sensu em Artes Visuais em Culturas Contemporâneas na disciplina de Semiótica do Visual. Curadora independente e pesquisadora cadastrada no CNPq em linguagem da arte e da artemídia. Participou em congressos como ANPAP e INTERCOM, atuando principalmente em Arte, Tecnologia, Mídia e Design nos seguintes temas: poéticas de reciclagem, apropriação, intertextualidade, interface crítica, semiótica, análise de imagem, efeitos de sentido. Criadora e realizadora do Festival de Artes de Passa Quatro, Minas Gerais, por três anos e consultora e júri do Red Bull Station – Residência Artística.

curadores%20tato%202_edited.jpg

EDIÇÕES

Maio-Junho 2020

Agosto-Outubro 2021

Janeiro-Abril 2021

Abril-Julho 2021