top of page
banners site (3).png
banners site.png
banners site (5).png
banners site.png

Ao longo das décadas, a cidade de São Paulo se consolidou como um dos mais importantes pólos culturais da América Latina, em grande parte graças à sua rica tradição em exposições de arte de vanguarda. Entre esses eventos, destaca-se a Bienal de São Paulo — a segunda mais antiga e uma das mais prestigiadas bienais do mundo, cujo impacto reverbera muito além dos limites da cidade. Pensando nisso, este ciclo de encontros propõe um mergulho nas edições mais icônicas da Bienal, revisitando alguns dos momentos chave na história da arte contemporânea. Cada encontro, contará com a mediação de Gabriela Longman (curadora e jornalista), junto aos curadores de diferentes edições, nomes de extrema relevância que estiveram à frente destas Bienais, trazendo olhares críticos e aprofundados sobre os contextos, os protagonistas e os seus desdobramentos culturais.

A série abordará os processos curatoriais, os conceitos que orientaram cada edição e decisões expográficas que marcaram rupturas e transformações na forma de pensar a arte no Brasil. Além disso, ao longo dos encontros, pretende-se estimular a reflexão sobre o papel da Bienal na construção de discursos críticos, suas relações com o circuito de arte internacional e os desafios enfrentados por curadores e artistas ao longo de sua história, promovendo reflexões sobre sua relevância passada, presente e futura. 

Entre em contato para mais informações

  • 8 encontros de 2 horas - online via plataforma Zoom.

    02/09 a 21/10/25 | Terças das 19h às 21h (horário de Brasília).

    Caso não consiga acompanhar ao vivo, os encontros ficarão gravados e disponíveis para acesso por mais 2 meses.

    Mediação de Gabriela Longman: Sua presença constante ao longo de toda a série, cria uma linha condutora entre os encontros. Sua atuação como curadora e jornalista contribui para expandir os diálogos com cada convidado, contextualizar os relatos e propor conexões com o cenário atual da arte contemporânea, dentro e fora do Brasil.

    + 1 visita guiada a 36º Bienal de SP: a escolher (catálogo com seleção especial de parceiros).

  • Acesso à seleção especial de visitas guiadas para a 36⁠ª Bienal de São Paulo.

    Para esta edição da Bienal, a Galeria Tato elaborou uma curadoria especial de visitas guiadas, reunindo projetos selecionados com rigor e sensibilidade em um “cardápio” que ficará à sua disposição. A escolha inclui propostas conduzidas por profissionais e parceiros cuja trajetória a galeria acompanha de perto há muitos anos, reconhecidos por seu comprometimento com a arte contemporânea e pela qualidade de suas mediações.

    Trata-se de uma oferta cuidadosamente pensada para atender aos diferentes perfis de público, garantindo acesso ao que há de mais relevante entre os projetos disponíveis.

    Os participantes da série de encontros, poderão escolher, entre as visitas sugeridas, aquela que melhor se alinha aos seus interesses.

    Uma forma prática e segura de acessar as visitas mais relevantes da Bienal, com a curadoria de quem acompanha de perto os caminhos da arte contemporânea.

    CATÁLOGO DE VISITAS

  • Curadores convidados


    O diferencial desta série de encontros está na escolha criteriosa dos profissionais e a abordagem crítica e interdisciplinar, que vai além da revisão histórica. Em cada encontro, curadores de renome e protagonistas de Bienais, apresentarão novas perspectivas sobre os bastidores, os contextos políticos, os conflitos e as inovações que marcaram as edições a serem analisadas e os seus desdobramentos. Reunindo personagens que ajudaram a construir edições emblemáticas, propõe-se reflexões que conectam o passado ao presente e ampliam o entendimento do papel da Bienal na arte contemporânea brasileira e internacional.

    Abordagem crítica e transversal


    Mais do que uma leitura cronológica ou celebratória, o curso propõe uma escuta crítica das escolhas feitas em diferentes contextos históricos e culturais. As edições analisadas serão tratadas como espelhos das questões que atravessavam a arte e a sociedade em cada período, sejam elas ligadas à censura, à reconfiguração dos papéis institucionais, aos tensionamentos do sul global ou aos modos de resistência artística.

    Mediação contínua de Gabriela Longman


    A presença constante de Gabriela Longman ao longo de toda a série, cria uma linha condutora entre os encontros. Sua atuação como curadora e jornalista contribui para expandir os diálogos com cada convidado, contextualizar os relatos e propor conexões com o cenário atual da arte contemporânea, dentro e fora do Brasil.

    Diálogos com o presente


    Ao revisitar as edições passadas, o curso cria pontes com as urgências do presente. Em um momento em que o papel das bienais, o alcance das exposições de grande escala e os modos de mediação cultural estão em transformação, os encontros oferecem subsídios para pensar o lugar da Bienal de São Paulo hoje, como plataforma de experimentação, lugar de disputa e espaço de escuta.

    Visita guiada à 36ª Bienal de São Paulo


    Para complementar os encontros, os participantes poderão escolher entre um cardápio de opções uma proposta de visita guiada presencial à nova edição da Bienal, conduzida por parceiros selecionados pela Galeria TATO. A visita é uma forma de vivenciar diretamente os temas e reflexões trazidos no curso, ativando o espaço expositivo como território de troca e continuidade.

    Experiência única, enriquecedora, conectando os participantes a figuras-chave da história da Bienal de São Paulo.

Profissionais Responsáveis

Curadores convidados

bottom of page