A Casa TATO é um segmento da Galeria TATO voltado para desenvolvimento e experimentação para artistas visuais, de forma online e presencial.

Com apoio da Galeria Pourquoi Pas?, de Punta Del Este, a Casa TATO ocupa um casarão em Perdizes possibilitando um formato inusitado que permeia um ambiente híbrido de galeria, além de consultoria e cursos temáticos.

Conheça os diferenciais de nosso programa de desenvolvimento: 
 
1) Ambiente virtual garantindo conforto e comodidade de estar realizando o curso em sua própria casa
2) Desenvolvimento de um palco de atividades artísticas e intelectuais
3) Promoção de conexões entre artistas, gerando trocas de ideias, empatias, feedbacks colaborativos e interfaces entre linguagens artísticas, etc.
4) Realização de encontros com renomados agentes do mercado de arte, incentivando a ampliação de rede de contatos mútuos entre artistas e curadores

 

Em paralelo ao nosso programa de desenvolvimento, há cursos de curta duração independentes, com diferentes temas e variados formatos, conforme à proposta artística, conceitual e metodológica, mediante um cronograma detalhadamente elaborado por especialistas, que guiam as discussões e exercícios práticos.

Casa TATO 2020 (Edição 1 - Formato Inicial)

 

O primeiro projeto da Galeria TATO aproximou um grupo de artistas a um grupo de curadores para a exposição direta de seus trabalhos. A primeira experiência trouxe novos formatos e discussões que resultaram na edição 2 que se iniciou em outubro. 

No projeto inicial, cada artista realizou uma pequena mostra em um dos espaços da casa para apresentar seu trabalho a curadores e público. O consultor e produtor, Tato DiLascio, desenvolveu a museografia junto aos artistas e coordena a realização do projeto expográfico.

Uma dinâmica de treze encontros antecedeu a abertura da exposição ao público. Em cada encontro, o curador escolhido pelo respectivo artista realizou uma fala sobre seu trabalho e visita os outros espaços da exposição, dialogando com a obra dos demais artistas.

As atividades permitiram a aproximação dos participantes promovendo o intermédio com colecionadores e agentes do mercado de arte. A Casa TATO contou com dois ciclos de palestras e workshops apoiados pela Parte Produções (Feira Parte).



Artistas participantes: Arlette Kalaigian, Corina Ishikura, Cris Basile, Cynthia Leitão, Heloisa Lodder, Jussara Marangoni, Kika Goldstein, Luciana Luchesi, Marcos Pereira de Almeida, Nil Sanchez, Rosa Grizzo, Rosana Pagura e Silvio Dworecki.

Curadores convidados: Carla Chaim, Carollina Lauriano, Claudinei Roberto, Fábio Magalhães, Guilherme Teixeira, Julia Lima, Marcio Harum, Marcos Moraes, Nancy Betts, Nino Cais, Paola Fabres, Rafael Vogt Maia e Rejane Cintrão.

Participações especiais: Julie Belfer (sistema de artes), Marcela Stump (posicionamento online).

ACONTECE TAMBÉM

Cursos vigentes:
Reflexões e Processos com Nancy Betts, Márcio Harum e Guilherme Teixeira
Discussão e Construção de Portfolio em Artes Visuais com Julia Lima, Bruno Novaes e Tato DiLascio

Exposição "Diálogos Distantes", resultado do curso "Reflexão e Processos", com os curadores Guilherme Teixeira, Márcio Harum e Nancy Betts e artistas Anna Paes, Cláudia Seber, Cristina Suzuki, Daniel Bennett, Edilaine Brum, Edu Silva, Jadson Rocha, Lucrécia Couso, Márcia Pumark, Pedro Kubitschek, Samara Oliveira, Suzane Barboza e Vera Pamplona.

Exposição "Segundo Plano", resultado do curso "Discussão e Construção de Portfólio em Artes Visuais", com Bruno Novaes, Júlia Lima e Tato Dilascio e com participação dos artistas Arlette Kalaigian, Heloisa Lodder, Jadson Rocha, Kika Goldstein, Lucas Quintas, Marcella Arruda e Mariana Gonçalves.

RESIDÊNCIAS 

A Galeria TATO organizou em novembro do ano passado o primeiro programa de residências para artistas, na Kaaysá Art Residency em Boiçucanga (São Sebastião – SP).

 

Com duração de uma semana, dois curadores estiveram em permanente contato com o grupo de dez artistas. O consultor de arte e mercado Tato DiLascio também acompanhou a residência, ao lado de Marcelo Salles e Paulo Gallina. 

Casa TATO 3 (início dez/jan): inscrições abertas

- Vagas limitadas -

Galeria TATO

+ 55 (11) 98171-2121
tato@galeriatato.com