A Casa Tato é um projeto de iniciativa independente que visa proporcionar networking entre os agentes do circuito das artes e promover o desenvolvimento profissional de artistas visuais.
Idealizado pelo galerista Tato DiLascio com orientação de 28 profissionais do sistema da arte: curadores, professores, artistas, galeristas, colecionadores, entre outros.
Sendo 8 curadores entre nacionais e internacionais.
7 meses de imersão, com mais de 100 horas de programação com encontros on-line ao vivo, via plataforma Zoom.
2 exposições coletivas presenciais em São Paulo
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PARA ARTISTAS
28 profissionais do sistema de arte, sendo 8 curadores (entre nacionais e internacionais) com o objetivo principal de conduzi-los no desenvolvimento de suas competências, considerando os tópicos:
1. Exposição e acompanhamento curatorial;
2. Poética e processo de produção;
3. Posicionamento;
4. Inserção no Circuito das Artes;
5. Introdução ao Mercado de Arte;
6. Networking e divulgação em rede.-
7 meses de programação (de outubro de 2024 a junho de 2025 | com período de férias);
-
Encontros às terças e quintas das 19h às 21h ao vivo via plataforma zoom;
-
2 Exposições presenciais na cidade de São Paulo, uma no início e outra no encerramento do programa;
-
1 curador residente acompanhando o grupo seleto de artistas ao longo do programa;
-
Troca com 7 curadores convidados entre nacionais e internacionais;
-
2 encontros individuais entre artista e curador/a para apresentação de trabalhos;
-
Mais de 100 horas de atividades;
-
28 profissionais convidados/as;
-
14 artistas apenas por edição.
-
Curador Residente
Profissional responsável por acompanhar os artistas ao longo do programa, além de assumir a organização e montagem das exposições de abertura e de encerramento da décima segunda edição da Casa TATO.
7 curadores atuantes no mercado de arte nacionais e internacionais.
Profissionais com extensas trajetórias e projetos muito importantes ao longo de suas carreiras, irão trazer uma visão crítica e questionamentos aos trabalhos dos artistas, e estes deverão filtrar e escolher o que poderá ser incorporado as suas produções.
Além dos encontros em grupo com os curadores, cada participante terá 2 encontros individuais com um dos profissionais convidados, tendo um acompanhamento mais direcionado e estreitando ainda mais essa relação e troca.
Expografia e Montagem:
Histórico, Conceitos e Possibilidades na prática;Apresentação técnica de suportes.
Construção textual:
Como estar constantemente pronto para escrever sobre seu trabalho.
Catalogação:
Organização da produção e acervo do artista.
Troca Entre Artistas:
Bate papo com Artista atuante no cenário.Novas conexões | Criação de identidade | Impulsionamento de redes | Divulgação | Discurso
Redes Sociais:
Falará sobre o uso de ferramentas e diferentes redes sociais, conteúdo 360º e do aproveitamento das oportunidades para fazer uso das ressonâncias nas redes sociais.
Sistemas de legitimação:
Imprensa, crítica e publicações editoriaisQue papéis exercem hoje a imprensa generalista, especializada e o meio editorial? Como navegar nesse sistema de hierarquias e percepções simbólicas?
Qualidade de Imagem:
A importância do registro profissional de obras de arte.Os profissionais convidados discutirão sobre ferramentas e planejamentos importantes no crescimento da carreira artística, como:
-
Construção e revisão de portfólio;
-
Dinâmica: trabalhando a fragilidade do artista;
-
Planejamento artístico estratégico;
-
Editais e projetos na prática;
-
Troca com Galerista convidado;
-
Troca com Colecionador convidado.
-
Os profissionais convidados falarão sobre como funciona o Mercado, suas possibilidades de atuação e como trabalhar para chegar até as Galerias e Feiras de Arte.
Tato DiLascio, fundador e diretor da Galeria Tato, convida diferentes profissionais, tendo como base sua vasta experiência no mercado, para compartilhar com os artistas a respeito dos assuntos:
-
Sistema de Arte e Ética:
Informações práticas sobre o sistema da arte contemporânea, destacando além de mercado, questões éticas e de “boas práticas” dentro deste sistema.
-
Artista e Mercado;
-
Mercado e precificação de obras;
-
Mercado de Arte e Legislação.
-
CASA TATO | Turma 12
LUCAS DILACERDA - Curador residente
É sócio da ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte. Realizou mais de 30 curadorias dentre exposições coletivas e individuais. Ministrou mais de 60 cursos e 180 apresentações em diversas instituições de arte no Brasil. Possui mais de 30 textos, críticas de arte e artigos publicados. É autor do livro “Pensamento alienígena: a fabulação de novos mundos possíveis”. É coordenador da CAV - Curadoria em Artes Visuais; do LAC - Laboratório de Arte Contemporânea; e do LEFA - Laboratório de Estética e Filosofia da Arte. Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, com distinção Summa Cum Laude, pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Arte e Filosofia Clínica, pelo Instituto Packter; Mestre em Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFC; Graduação em Artes Visuais, pela Universidade Estadual do Ceará; e Mestrado em Artes, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC.
EDIÇÕES ANTERIORES
RELATOS | Artistas
Cristina Suzuki
A interlocução com os profissionais e outros artistas tornou minha produção muito mais conhecida e abriu oportunidades para uma inserção mais efetiva no circuito.
Marcos Pereira de Almeida
Me ajudou muito estar no meio de artistas e curadores, abrindo-se portas e janelas para novas buscas e desafios. Curti muito poder identificar artistas que têm potencial de mergulhar em projetos conjuntos e desta maneira formar grupos de proposição tanto para os tradicionais editais como para editais do Proac etc.
Kika Goldstein
Estou muito mais consciente da minha produção e meu discurso está muito melhor depois de tanto treinamento.
Rafa Dias Romero
A proposta de termos contato com vários curadores diferentes é extremamente positiva e intensa. Trouxe muita reflexão e amadurecimento, importantes para o desenvolvimento desejado na carreira. O conhecimento passado sobre mercado e como se "movimentar" no mercado foram aspectos muito importantes também. Certamente são diferenciais. Estou com mais clareza e consciência sobre minha posição no mercado e quais caminhos tenho interesse de seguir, sabendo estabelecer melhor os próximos passos. Me sinto bem mais segura na trajetória.
Angela Fernandes
O programa tem muita qualidade, e espero que continue por muitos e muitos anos. É de extrema importância na carreira do artista.
Débora Knittel
A troca de experiências para a evolução da minha expressão artística foram muito importantes. Conhecer mais sobre o mercado e pessoas que fazem parte dele foi muito significativo e transformador. A diversidade dos artistas e curadores é um ponto muito forte no programa.
Yohana Oizumi
Pontos positivos como conversas com os curadores. Preparação de portfólio. Conversa com o curador residente para treinar. Exposições. A carreira de artista parece solitária, mas só na produção, porque para andar é preciso de uma rede de pessoas queridas para ir na direção certa! A Casa Tato me conectou a esta rede!
Lucas Quintas
Obtive uma visão mais ampla sobre meu trabalho e o modo de falar sobre ele. Além de ter conhecido muitos profissionais da área.
Sheila Ortega
A Casa Tato é uma formação muito importante, entendo que descortinou aspectos fundamentais para a minha carreira. Quero muito seguir com os estudos e aprofundar aspectos que foram iluminados durante os encontros.
Liane Roditi
No geral foi maravilhoso. Aprender a apresentar o portfólio e falar sobre meu trabalho, fazer contato com galeristas e curadores foi super importante. Progredi muito, sem dúvida! Entendo muito melhor o funcionamento, a dinâmica, e como devo me posicionar no mercado.
Edu Devens
Pontos fortes - desenvolvimento do profissionalismo do artista e estímulo ao pensar sobre seu fazer artístico.