top of page

Pedro
Hórak

000_edited.jpg

Pedro Hórak (1975) é artista visual graduado pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, vive e trabalha em São Paulo, SP.

Entre suas principais exposições, destacam-se as individuais: Crônico, no centro cultural Oswald de Andrade em 2016 e, Inventário, no SESC Vila Mariana em 2009. E as coletivas: Horizontes, na galeria Tato em 2023, Ornamento e Castigo, no festival Arte Atual no Instituto Tomie Othake em 2019, Arte Pará em 2012, Marrom, na galeria Vermelho em 2005.

Foi premiado na Mostra 3M de arte digital Canções de Amor em 2014 no Instituto Tomie Othake.

A pesquisa de Pedro Hórak tem início na ideia de apropriação, desenhos de patentes, invenções de produtos, métodos de fabricação, tipografias e imagens técnicas tais como diagramas, mapas e desenhos de projetos.

 

Se interessa por percursos pelos quais as imagens se transformam até o momento em que se realizam, um método que consiste na modulação entre forma e informação.

A pintura passa a ser um recipiente para onde diferentes tipos de linguagem são transpostas.

 

Através destes processos, procura investigar a capacidade de comunicação das imagens em arranjos formais que lidam com as ideias de ficção, simulação, montagem e acúmulo.

Ao explorar as distâncias entre a figuração e a não-figuração, assim como as distâncias entre a palavra escrita e a imagem, pretende refletir sobre as estratégias e táticas segundo as quais as imagens procuram assegurar seu status em nossa cultura.

SOBRE

OBRAS

bottom of page