PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO
PROFISSIONAL PARA ARTISTAS
Em 5 anos - 13 edições - 156 artistas
A Casa Tato é um projeto de iniciativa independente que visa proporcionar networking entre os agentes do circuito das artes e promover o desenvolvimento profissional de artistas visuais.
Idealizado pelo galerista Tato DiLascio com orientação de 30 profissionais do sistema da arte: curadores, professores, artistas, galeristas, colecionadores, entre outros.
Sendo 7 curadores entre nacionais e internacionais.
7 meses de imersão, com mais de 120 horas de programação com encontros on-line ao vivo, via plataforma Zoom.
2 exposições coletivas presenciais em São Paulo
30 profissionais do sistema de arte, sendo 7 curadores (entre nacionais e internacionais) com o objetivo principal de conduzi-los no desenvolvimento de suas competências, considerando os tópicos:
1. Exposição e acompanhamento curatorial;
2. Poética e processo de produção;
3. Posicionamento;
4. Inserção no Circuito das Artes;
5. Introdução ao Mercado de Arte;
6. Networking e divulgação em rede.-
7 meses de programação (setembro 2025);
-
Encontros às segundas e quartas das 19h às 21h ao vivo via plataforma zoom;
-
2 Exposições presenciais na cidade de São Paulo, uma no início e outra no encerramento do programa;
-
2 curadores residentes acompanhando o grupo seleto de artistas ao longo do programa;
-
Troca com 7 curadores convidados entre nacionais e internacionais;
-
2 encontros individuais entre artista e curador/a para apresentação de trabalhos;
-
Mais de 120 horas de atividades;
-
30 profissionais convidados/as;
-
14 artistas por edição.
-
Curadores Residentes
Profissionais responsáveis por acompanhar os artistas ao longo do programa, além de assumir a organização e curadoria das exposições de abertura e de encerramento.
7 curadores atuantes no mercado de arte nacionais e internacionais.
Profissionais com extensas trajetórias e projetos muito importantes ao longo de suas carreiras, irão trazer uma visão crítica e questionamentos aos trabalhos dos artistas, e estes deverão filtrar e escolher o que poderá ser incorporado as suas produções.
Além dos encontros em grupo com os curadores, cada participante terá 2 encontros individuais com um dos profissionais convidados, tendo um acompanhamento mais direcionado e estreitando ainda mais essa relação e troca.
Expografia e Montagem:
Histórico, Conceitos e Possibilidades na prática;Apresentação técnica de suportes.
Construção textual:
Como estar constantemente pronto para escrever sobre seu trabalho.
Catalogação:
Organização da produção e acervo do artista.
Conservação e Restauro:
Como cuidas das próprias obras em acervo, manutenção e rotinas.
Novas conexões | Criação de identidade | Impulsionamento de redes | Divulgação | Discurso
Redes Sociais:
Falará sobre o uso de ferramentas e diferentes redes sociais, conteúdo 360º e do aproveitamento das oportunidades para fazer uso das ressonâncias nas redes sociais.
Sistemas de legitimação:
Imprensa, crítica e publicações editoriaisQue papéis exercem hoje a imprensa generalista, especializada e o meio editorial? Como navegar nesse sistema de hierarquias e percepções simbólicas?
Imagem:
A importância do registro profissional de obras de arte.
Comunicação e Networking:
Posicionamento, circulação e presença do artista no sistema e nos meios digitais.
Os profissionais convidados discutirão sobre ferramentas e planejamentos importantes no crescimento da carreira artística, como:
-
Construção e revisão de portfólio;
-
Planejamento artístico estratégico;
-
Editais e projetos na prática;
-
Troca com Galerista convidado;
-
Troca com Colecionador convidado;
-
Panorama da arte internacional;
-
Instituições de arte e a relação com artistas.
-
Os profissionais convidados falarão sobre como funciona o Mercado, suas possibilidades de atuação e como trabalhar para chegar até as Galerias e Feiras de Arte.
Tato DiLascio, fundador e diretor da Galeria Tato, convida diferentes profissionais, tendo como base sua vasta experiência no mercado, para compartilhar com os artistas a respeito dos assuntos:
-
Sistema de Arte e Ética:
Informações práticas sobre o sistema da arte contemporânea, destacando além de mercado, questões éticas e de “boas práticas” dentro deste sistema.
-
Artista e Mercado;
-
Mercado e precificação de obras;
-
Mercado de Arte e Legislação;
-
Art Advisor:
Importância deste profissional no mercado de arte.
-
.jpg)
CURADORES CONFIRMADOS- TURMA 13


.jpg)


_edited.jpg)
Andres Hernandez
Cammila Ferreira
Daniela Bousso
Feda Baeza
Felipe Barros de Brito
Nancy Betts
Curadores residentes CASA TATO 14


Nancy Betts
Graduada em Licenciatura em Educação Artística (FAAP) e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Professora Titular na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) nas disciplinas: História da Arte no curso de Graduação em Artes Visuais e História da arte na Pós-Graduação de História da Arte lato sensu. Integrou até 2009 o corpo docente dos cursos de Pós-Graduação lato sensu de Audiovisual e Design Gráfico, do SENAC/SP, nas disciplinas de Semiótica da imagem e do som e Comunicação, Linguagem e Sentido respectivamente. Curadora independente, crítica e pesquisadora. Mentoria e cursos de acompanhamento de processos artísticos assim como júri de Salões de Arte. Atuando principalmente nas linguagens da Arte, Design e Tecnologia, nos seguintes temas: análise de imagem, poéticas de reciclagem, ressignificação, apropriação, intertextualidade, interface crítica. Atualmente curadoria da exposição Natureza Viva, de Marcelo Tinoco, no Centro Cultural FIESP. Membro do ICOM.


Marcio Harum
Desenvolve trabalhos na interseção entre curadoria, programas públicos, tecnologia e educação. Realizou em 2025 a mostra Raios e Ramos na Biblioteca Mário de Andrade, e em 2023-24 Década dos Oceanos no CCBB Rio de Janeiro e São Paulo. Apresentou a exposição Uma Rede: Arte Postal da América Latina e Europa do Leste 1970-1980 na Bienal de Arte Contemporânea SACO 1.1, em Antofagasta, Chile, 2023. Coordenou o Programa CCBB - Arte e Educação em São Paulo entre 2018 e 2020. Foi curador de artes visuais do Centro Cultural São Paulo de 2012 a 2016. Curou a 2ª Bienal do Barro em Caruaru (PE), 2019. Exibiu a coletiva Via Aérea no Sesc Belenzinho em 2018, Transmigração de Arnaldo Dias Baptista na Caixa Cultural em São Paulo e A Cidade, as Ruínas e Depois na Torre Malakoff/Funarte em Recife em 2016, e mais as individuais Bambaísmo de Daniel Barclay na Sala Miró Quesada, em Lima, no Peru, e Estados Ordinários da Consciência de Michel Zózimo no Santander Cultural de Porto Alegre em 2015. Tem participado de comissões julgadoras dos mais destacados editais de artes visuais do país, como 22º Território da Arte de Araraquara em 2025, Panorama de Arte Contemporânea de Goiás em 2024 e 51º Salão de Arte Contemporânea de Santo André em 2023-24.
Curadores que já passararam por aqui
RELATOS | Artistas

Cristina Suzuki
Casa Tato 4
A interlocução com os profissionais e outros artistas tornou minha produção muito mais conhecida e abriu oportunidades para uma inserção mais efetiva no circuito.

Mariane Chicarino
Casa Tato 11
Para mim, mais do que o conteúdo, o objetivo era mostrar meu trabalho para profissionais do meio (entre artistas, curadores, etc) iniciar novos relacionamentos, entender os diferentes modos de pensar, a troca de conhecimentos, me "geolocalizar" neste mercado que é enorme, e esse objetivo foi atingido. Estou mais segura da minha linha de trabalho, entendi que minha mensagem/poética tem lugar, que todo trabalho tem seu público, e que minhas inseguranças eram, de fato, as mesmas dos artistas que estão no mesmo estágio que eu.

Angela Fernandes
Casa Tato 8
O programa tem muita qualidade, e espero que continue por muitos e muitos anos. É de extrema importância na carreira do artista.

Kika Goldstein
Casa Tato 4
Estou muito mais consciente da minha produção e meu discurso está muito melhor depois de tanto treinamento.

Marcos Pereira de Almeida
Casa Tato 4
Me ajudou muito estar no meio de artistas e curadores, abrindo-se portas e janelas para novas buscas e desafios. Curti muito poder identificar artistas que têm potencial de mergulhar em projetos conjuntos e desta maneira formar grupos de proposição tanto para os tradicionais editais como para editais do Proac etc.

Rafa Dias Romero
Casa Tato 8
A proposta de termos contato com vários curadores diferentes é extremamente positiva e intensa. Trouxe muita reflexão e amadurecimento, importantes para o desenvolvimento desejado na carreira. O conhecimento passado sobre mercado e como se "movimentar" no mercado foram aspectos muito importantes também. Certamente são diferenciais. Estou com mais clareza e consciência sobre minha posição no mercado e quais caminhos tenho interesse de seguir, sabendo estabelecer melhor os próximos passos. Me sinto bem mais segura na trajetória.

Edu Devens
Casa Tato 10
Pontos fortes - desenvolvimento do profissionalismo do artista e estímulo ao pensar sobre seu fazer artístico.

Lucas Quintas
Casa Tato 5
Uma visão mais ampla sobre meu trabalho e o modo de falar sobre ele. Além de ter conhecido muitos profissionais da área.

Sheila Ortega
Casa Tato 5
A Casa Tato é uma formação muito importante, entendo que descortinou aspectos fundamentais para a minha carreira. Quero muito seguir com os estudos e aprofundar aspectos que foram iluminados durante os encontros.

Débora Knittel
Casa Tato 7
A troca de experiências para a evolução da minha expressão artística foram muito importantes. Conhecer mais sobre o mercado e pessoas que fazem parte dele foi muito significativo e transformador. A diversidade dos artistas e curadores é um ponto muito forte no programa.

Liane Roditi
Casa Tato 6
No geral foi maravilhoso. Aprender a apresentar o portfólio e falar sobre meu trabalho, fazer contato com galeristas e curadores foi super importante. Progredi muito, sem dúvida! Entendo muito melhor o funcionamento, a dinâmica, e como devo me posicionar no mercado.

Yohana Oizumi
Casa Tato 3
Pontos positivos como conversas com os curadores. Preparação de portfólio. Conversa com o curador residente para treinar. Exposições. A carreira de artista parece solitária, mas só na produção, porque para andar é preciso de uma rede de pessoas queridas para ir na direção certa! A Casa Tato me conectou a esta rede!
.png)









