top of page

Pegação Rupestre

A Galeria TATO recebe, a partir de 30 de agosto, a exposição “Pegação Rupestre”, de Marcelo Salum, sob curadoria de Leonardo Maciel e Paulo Cibella, marcando o retorno do projeto "DARK ROOM" em parceria com o Vórtice Cultural.

Marcelo Salum mergulha nos territórios do desejo e propõe um diálogo visceral entre o ancestral e o contemporâneo, investigando as formas como o tesão atravessa o tempo, os corpos e os espaços — da escuridão das cavernas às margens urbanas dos encontros casuais.

“Seriam as cavernas os primeiros dark rooms?”, questiona o curador Leonardo Maciel, e afirmando que Salum constrói uma narrativa que fricciona passado e presente, transformando o espaço expositivo em território de escuta, toque e partilha. A prática urbana do cruising é aqui compreendida como arqueologia: uma escavação afetiva e erótica que conecta práticas comunitárias de prazer às marcas rupestres da história.

No ambiente imersivo de Pegação Rupestre, formas orgânicas e elementos gráficos escorrem pelas superfícies, ativando sentidos e afetos. Estalactites táteis emergem como corpos que convocam ao toque, enquanto sons e texturas evocam a memória do prazer compartilhado. A obra de Salum tensiona limites entre o íntimo e o coletivo, entre o ritual e o improviso, entre o desejo e a política dos corpos.

Como desdobramento da exposição, um espaço Dark Room será ativado dentro da galeria — não como zona de clausura, mas como território expandido de escuta e reflexão sobre corpo, desejo e sexualidade. A proposta insere o público em uma experiência sensorial e crítica, ampliando o alcance da obra para além da visualidade.

A exposição integra a programação comemorativa dos 15 anos da Galeria TATO, reafirmando seu compromisso com a arte contemporânea brasileira, o incentivo à liberdade criativa e a construção de diálogos críticos que atravessam linguagens, afetos e políticas do sensível.

  • FAÇA O DOWNLOAD AQUI

  • Marcelo Salum (SP, 1965) é formado pela FAU-USP e mestre pela Faculdade Santa Marcelina. Participou de exposições individuais e coletivas no Brasil, na América Latina e na Europa. Entre os destaques estão: Emergência Emocional (Buinho Creative Hub, Messejana, Portugal 2025); 4º Festival Vórtice (Espaço República, SP, 2025); Ocupação Charivari Dominó (Sesc São Carlos, 2024), Ocupação Fantasmáquinas (Casa das Caldeiras, SP, 2024), Tudo Que Existe Entre os Dedos e os Anéis (Galeria Fonte, SP, 2023), Fantasmáquinas (Casa Amélia, SP, 2023), 2º Festival Vórtice (SP, 2023), Cine Lençol (Casa das Caldeiras, SP, 2022), Fértil Baldio (Sesc Paraná, 2021), ARTPOCALIPSIS (Galeria Hiperespacio, Montevidéu, 2019), Fértil Baldío (Gal Ambos Mundos, Buenos Aires, 2019; MAC Campinas, 2019), Gravado (Sesc Ribeirão Preto, 2018), Fértil Baldio: Fantasma y Grafito (Espacio de Arte Contemporáneo, Montevidéu, 2017), Fértil Baldio: Nidos (Centro Negra, Múrcia, 2017) e Memorias Comestibles (Fabra i Coats – Fábrica de Creació, Barcelona, 2015).

  • Pegação Rupestre

    Curadoria:

    Leonardo Maciel e Paulo Cibella

    Diretoria:
    Tato DiLascio e Zel Campos

    Projetos, gestão de comunicação, edição de conteúdo:
    Camila Schvaitzer

    Produção:

    Cecília Kohara

    Design e social media:

    Gustavo Albanese

    Vendas programas:

    Ryan Mota


    Abertura: 30 de agosto de 2025, das 13h às 18h


    Período expositivo: de 30/08 a 18/10/2025
    Funcionamento da galeria: de quarta a sábado, das 13h às 18h

    Galeria Tato
    End.: Rua Barra Funda, 893

    Barra Funda, São Paulo – SP


    Entrada franca

bottom of page